segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ministério de Dança Deus Nosso Autor


um pouco da nossa história...


No ano de 2003 em um barzinho de Jesus Promovido pela Paróquia Santa Teresinha, um convite feito pelos jovens da Paróquia Santa Rita de Cássia (jardim Cumbica) despertou a curiosidade dos jovens de nossa Paróquia: conhecer a Cristoteca!



A principio, nenhum deles tinham noção do que viria a ser a Cristoteca, apenas que era uma balada católica localizada no Brás e que virava a noite. Aceitamos o convite em conhecer o que acreditávamos em ser uma “Discoteca de Cristo”... Na realidade era muito mais que isso!



A Cristoteca era realizada toda sexta-feira (exceto na 1ª do mês) em um galpão de uma fabrica doada à Comunidade Aliança de Misericórdia. A balada dava inicio com a Santa Missa acompanhada de muita oração, louvor e animação; logo em seguida tinha Adoração ao Santíssimo Sacramento que dava a bênção final e era conduzido até a capela sendo adorado durante toda a noite. Após a bênção do Santíssimo, todo o salão era tomado por muita dança inspirada pela agitação dos DJ’s, ministérios de música e o ministério de dança da própria Cristoteca até ás 05h00min da manhã. O grande diferencial da Cristoteca em comparação de qualquer outra balada do mundo é que todos os jovens ali presentes se dispunham em curtir a noite sem a presença de drogas, bebidas, brigas e a moda do fica-fica, respeitando o próximo e preservando o sentido de toda aquela obra: passar uma noite inteira na real companhia de Nosso Senhor Jesus Cristo!



Após algum tempo, outros jovens de nossa paróquia foram conhecer a Cristoteca e foi despertado neles o desejo de realizar na Santa Teresinha uma balada santa com as mesmas características dessa obra do PE. Antonello. Não demorou muito e, passado pela aprovação do PE. Wagner, em 13 de dezembro de 2003 acontecia a primeira Night Cristo da Paróquia Santa Teresinha, seguindo a mesma dinâmica da Cristoteca.



Neste mesmo dia 13 de dezembro de 2003, nascia um outro projeto de Deus, um ministério de dança que surgiu apenas para animar na Night Cristo... Mas Deus tinha outros planos!



Por cerca de mais ou menos 1 ano, este ministério denominava-se Equipe de Dança Ungidos do Senhor e acabou sendo referência para animar eventos em outras paróquias e comunidades. Inicialmente era composto por 15 jovens mas, com o decorrer da caminhada, muitos tiveram outras missões e compromissos restando apenas 4 (Drika, Paula, Célia e Fany). Dar continuidade nesta obra não foi uma tarefa muito fácil, os desafios eram constantes e intensos, contudo, a misericórdia e o amor que jorravam do coração de Deus pela vida desse ministério eram muito maiores



Ungidos do senhor já não era um nome que revelada a essência de nossa história, acreditávamos que era um nome muito forte para um ministério que estava apenas começando e, a partir de então, decidimos que era hora de dar uma cara nova para este chamado de Deus. Assumimos a condição de Ministério de Dança e não mais Equipe de Dança, pois queríamos nos colocar a disposição de Deus, servindo-o através da arte, através da dança. Mas o mais difícil ainda estava por vir. Como nos chamaríamos? Que nome colocaríamos no ministério?



E, como Deus sempre socorre os aflitos, logo nos enviou um anjo, a Nóbia que nos sugeriu um nome: DNA. Como a nossa reação não poderia ser diferente, em seguida surgiu a pergunta que não poderia se calar: DNA? Mas por que DNA? A gente iria colocar um nome científico em um Ministério de Dança?... Foi então que ela nos explicou o sentido dessa sigla, que significava Deus Nosso Autor. A festa foi geral! Logo de cara todo mundo acolheu, por ser um nome interessante que despertava dúvida e iria fazer com que todo mundo viesse até nós para perguntar o significado. Mas da onde ela tirou esse nome? – A inspiração da Tia Nóbia surgiu de uma palestra que ela ouviu do Pe. Leo na Canção Nova (Pe. Leo destacou esta sigla e o seu significado após tê-la visto na camiseta de um rapaz) em que ele focava o sentido de toda a nossa existência. Pe. Leo evidenciou o DNA em sua forma genética, ou seja, que cada ser é geneticamente único quando se refere a cor de cabelo, estatura, cor dos olhos, personalidade, etc. Somos seres especialmente únicos e incopiáveis porém, existe um ser supremo em magnitude que é o responsável por toda esta maravilha, que é o verdadeiro e único autor de tudo e de todos. Fomos criados a sua imagem e semelhança... Somos os filhos criados a partir da linha do DNA de Deus!



O que torna o DNA um Ministério não é a dança em si, mas a consciência de que somos diferentes em diversos pontos e que podemos conviver e trabalhar unidos pela mesma obra... Pela mesma missão.



Desde então entendemos o chamado de Deus para as nossas vidas: Anunciar com alegria e irreverência para todo o mundo, o Seu Amor e Sua Real Presença, resgatando vidas que já estavam sem esperança, retirando jovens da depressão, drogas, alcoolismo, violência e de uma sexualidade sem regras.



Nós, do Ministério de Dança DNA, ainda necessitamos de conversão mas, não podemos negar que estamos sendo curados constantemente e que nossa alegria é uma marca que só poderia vir Desse que tanto tem realizado e acreditado em nós, que tem derramado sobre cada um a graça de se reconhecer criatura D’ele que é DEUS NOSSO AUTOR!!!